terça-feira, 13 de abril de 2010

COLETÂNEA DE BEIJOS


Nesta terça, dia 13, comemora-se o Dia Mundial do Beijo. Os mais antigos relatos sobre o beijo remontam a 2.500 A.C. nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Diz-se que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.
Uma coletânea de poesias, versos e músicas sobre esse gesto de carinho delicioso para embalar essa data... Dia Mundial do Beijo, uma ótima oportunidade para transformar sapos em príncipes!!!


"Amor, quantos caminhos até chegar a um beijo, que solidão errante até tua companhia!"
(Pablo Neruda)

"O beijo, amigo, é a véspera do escarro"
(Augusto dos Anjos)


"Por que me descobriste no abandono
Com que tortura me arrancaste um beijo"
(Chico Buarque)

"O beijo é flor no canteiro ou desejo na boca?
Tanto beijo nascendo e colhido na calma do jardim nenhum beijo beijado (como beijar o beijo?) na boca das meninas e é lá que eles estão suspensos invisíveis."
(Carlos Drummond de Andrade)



"O Beijo Eterno

Quero um beijo sem fim, Que dure a vida inteira e aplaque o meu desejo! Ferve-me o sangue. Acalma-o com teu beijo, Beija-me assim!O ouvido fecha ao rumorDo mundo, e beija-me, querida!Vive só para mim, só para a minha vida, Só para o meu amor!Fora, repouse em paz. Dormindo em calmo sono a calma natureza,Ou se debata, das tormentas presa,Beija inda mais!E, enquanto o brando calor. Sinto em meu peito de teu seio, Nossas bocas febris se unam com o mesmo anseio, Com o mesmo ardente amor! Diz tua boca: "Vem!"Inda mais! diz a minha, a soluçar... Exclama Todo o meu corpo que o teu corpo chama:"Morde também!"Ai! morde! que doce é a dor Que me entra as carnes, e as tortura!Beija mais! morde mais! que eu morra de ventura, Morto por teu amor! Quero um beijo sem fim, Que dure a vida inteira e aplaque o meu desejo! Ferve-me o sangue: acalma-o com teu beijo! Beija-me assim! O ouvido fecha ao rumor. Do mundo, e beija-me, querida! Vive só para mim, só para a minha vida, Só para o meu amor!"
(Castro Alves)

"Amo-te tanto ! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz."
(Florbela Espanca)

"Beijo pouco, falo menos ainda
Mas invento palavras"
(Manuel Bandeira)

"O maior desejo da boca é o beijo."
(Zeca Baleiro)

"Beija eu! Beija eu! Beija eu, me beija
Deixa o que seja ser..."
(Marisa Monte)

...

Um comentário:

  1. Nooossaaaa apaixonei pela poesia de Castro Alves!! enlouqueci, criei asas e fui ao céu!!! rsrsrs

    não sabia do dia do beijo!! :(

    ResponderExcluir